Como que está os estudos??
Muito corrido né..
Interpretação e Produção de Textos
A disciplina
Interpretação e Produção de Textos serve para você, cada um de nós, exercitar o
uso da língua e de outras linguagens de forma mais consciente tanto
no curso, no seu trabalho, quanto no dia a dia. Nós somos sujeitos sociais e, por isso,
interpretamos e construímos ativamente diversos textos. A proposta é, então, apresentar o que é
leitura, como nós lemos, as estratégias usadas antes, durante e pós-leitura; leitura de textos
literários, informativos, da mídia entre tantos outros.
A proposta também é levá-lo a produzir de forma objetiva ou lúdica, técnica ou com humor; enfim, expressar-se.
A proposta também é levá-lo a produzir de forma objetiva ou lúdica, técnica ou com humor; enfim, expressar-se.
Interpretação e Produção de Textos é uma disciplina que
abrange o básico do uso da língua: a leitura e a produção. O tempo todo nós usamos a língua portuguesa,
ou seja, o tempo todo falamos, ouvimos, lemos e escrevemos, e, quando praticamos essas ações,
estamos, na verdade, interpretando e produzindo textos.
A nossa volta está cheia de textos: conversações entre os
familiares, os colegas, as crianças, em casa, no local de trabalho, nas ruas; recados, MSN, torpedo,
twitter; informações em outdoors, placas, embalagens; notícias televisivas, novelas, filmes; pesquisas
em jornais, livros, sites.
A comunicação é mediada por uma infinidade de signos. Na
atualidade, em que a comunicação é interplanetária, estabelecemos infinitas conexões com pessoas
de todos os cantos do mundo, o que nos obriga a decodificar um universo poderoso de mensagens e a
nos adaptar a elas: comunidades virtuais do Orkut, conversas pelo MSN, compras e negócios fechados
pela rede, e tem mais, se essa informação foi dominantemente verbal até o momento, agora também se
torna visual com a chegada do YouTube.
Sabemos o quanto a força da imagem exerce fascínio e
entendemos, definitivamente, que não há mais como sobreviver neste mundo sem que tenhamos de adaptar-nos
constantemente às novas e diferentes linguagens disponíveis.
Questionário da unidade I
Pergunta 1
Pergunta 2
..Resposta Correta: d. Ran é um candidato e usa as descrições de si mesmo como argumento para adesão de votos.Feedback da resposta: Essa tira é interessante, porque à primeira vista (leitura), parece ser um texto descritivo. Afinal, apenas o último quadrinho não caracteriza Ran. Na verdade, é um texto argumentativo, que usa as descrições para convencer o eleitorado a votar na personagem.Pergunta 3
“A cabra e o asno viviam no mesmo quintal. A cabra ficou com ciúme, porque o asno recebia mais comida. Fingindo estar preocupada, disse:- Que vida a sua! Quando não está no moinho, está carregando fardo. Quer um conselho? Finja um mal-estar e caia num buraco.O asno concordou, mas, ao se jogar no buraco, quebrou uma porção de ossos. O dono procurou socorro.- Se lhe der um bom chá de pulmão de cabra, logo estará bom – disse o veterinário.A cabra foi sacrificada e o asno ficou curado.Quem conspira contra os outros termina fazendo mal a sim próprio.”Na fábula A cabra e o asno, de Esopo, encontramos:Resposta Correta: a. Narração, a qual é marcada por uma sucessão de ações.Pergunta 4
O Banco do Brasil, por exemplo, distribui para seus clientes um folder sobre aplicação para a família toda. Levando em conta que o folder é um texto e, portanto, é mais uma ferramenta para a comunicação, podemos considerar que:.Resposta Correta: a. O folder distribuído possui um leitor específico, ou seja, não é para qualquer pessoa que adentre o banco.Pergunta 5
Pergunta 6
Dados os trechos I, II e III, indique a alternativa correta quanto ao tipo de texto:I. “A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.” (A. Maximiano).II. “A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o planejamento estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.” (Hernan Alday).III. “Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing.” (R. Tomasko).Resposta Correta: c. I – descritivo; II - argumentativo; III - narrativo.Feedback da resposta: Um texto pode ser inteiro um tipo apenas – narrativo, descritivo ou argumentativo – e pode também apresentar trechos de outros tipos. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo pode ter trechos narrativos. Os trechos I, II e III fazem parte de textos argumentativos, mas nestes há momentos narrativos, em que o autor apresenta a história da administração (trecho III), bem como há momentos descritivos, em que o autor dá a definição de administração.Pergunta 7
Imaginemos um recém-graduado, nascido e criado em centro urbano, como por exemplo, São Paulo, e é convidado a trabalhar na zona rural com parceiros que nasceram e se criaram no interior do estado. O recém-graduado deve:Resposta Correta: d. Considerar com naturalidade o fato de que a língua varia geograficamente.Feedback da resposta: Um ponto importante em estudar a disciplina Interpretação e Produção de Textos é a consciência de que a língua varia em seus diversos usos. O pai/a mãe usam a língua afetivamente com o filho; o jovem usa muita gíria; cada parte do país tem uma forma de falar a língua, criando dialetos. Assim, um recém-formado, ao sair de sua esfera linguística, precisa aprender a respeitar outras formas de usar a língua.Pergunta 8
Um dos aspectos fundamentais do processo de leitura é a hipótese. Por meio do título, por exemplo, o leitor pode inferir se o texto é de ficção ou não, deduzir o tema, considerar se é para o público adulto ou infantil etc. Assim, qual título pode ser relacionado à hipótese de que o livro faz parte da literatura da Pedagogia?Resposta Correta: a. Curso de Pedagogia: conquistas e desafiosPergunta 9
Leia o título: Morangos mofados. O título provoca uma estratégia de leitura. Que estratégia é?Resposta Correta: a. O leitor levanta hipótese sobre o assunto do texto.Feedback da resposta: Diante do título, o leitor imagina qual será o assunto do texto. No caso, o leitor pode pensar que o texto trate de forma didática (ou científica) do morango e de seu processo de amadurecimento até ficar mofado. No entanto, se o leitor souber o nome do autor do texto – Caio Fernando de Abreu – um escritor literário – o leitor não imaginará que o texto tratará de forma científica o morango, mas que o título é simbólico. Sobre as outras estratégias apontadas nas alternativas, elas acontecem durante ou depois da leitura do texto, e não com a leitura do título.Pergunta 10
O fragmento a seguir é do texto A vaguidão específica, de Millôr Fernandes:“- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.- Junto com as outras?- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.”Leia as considerações seguintes:I - Trata-se de um texto escrito, cujos referentes – “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “as outras” etc. – não são possíveis de recuperar.II - Se fosse um texto oral, os referentes seriam recuperáveis na própria situação discursiva, bastando, por exemplo, apontar para eles.III - O texto de Millôr Fernandes é um ótimo exemplo de marcas da oralidade na produção escrita.Assinale a alternativa correta:Resposta Correta: e. Todas as considerações estão corretas.Feedback da resposta: Na escrita, a questão de referência precisa ser marcada linguisticamente, ou seja, ser explícita. Assim, o autor (se não fosse o humor com que construiu o texto) precisaria explicitar os termos “isso”, “lá fora”, “qualquer parte”, “outras”, “alguém”, “fazer coisas”, “no lugar do outro dia”.
grande ajuda vlw
ResponderExcluirgostei muito da pagina só faltou ter mais conteúdo e exercicios.. :)
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