terça-feira, 20 de março de 2012


Olá
Quando pensamos que vamos descansar mais tarefas aparecem.
Boa sorte á Todos...



Interpretação e Produção de Textos
Unidade II

                             ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS

             O termo gênero é empregado em mais de uma área de estudo.
Por exemplo:
Na gramática, significa a variação das palavras na língua portuguesa para masculino, feminino,
neutro.
Na linguística, significa diversidade de texto usado na sociedade (poema, bula, MSN, conversação
etc.).
Em história, significa, entre outros, os estudos sobre a mulher na sociedade (desigualdade, luta
etc.).
Já tratamos dos tipos de texto. Cada tipo pode estruturar vários gêneros textuais. Observe o
quadro.
T                  Texto é tipo e gênero. Comparo tipo e gênero com construção. Toda construção tem uma base: chão, teto, paredes etc. Essa base pode sustentar casa, prédio, hospital, lanchonete, cinema etc. Assim é o texto: ele tem uma base, uma estrutura de sustentação, que é o tipo, e tem variedade, que é o gênero.
                  Os gêneros textuais podem ser orais ou escritos, podem ser formais ou informais e são tão numerosos que os estudiosos nem tentam contá-los. Veja o esquema feito por Marcuschi (2001) para aproximar gêneros orais de gêneros escritos pelo grau de (in)formalidade.
O caso do substantivo e do artigo
Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingênua, silábica, um pouco átona até; ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanático por leituras e filmes ortográficos. O artigo feminino deixou as reticências de lado e permitiu esse pequeno índice. De repente, o elevador para, só com os dois lá dentro: “Ótimo”, pensou o substantivo, “mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos”. Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar. Só que em vez de descer, sobe e para justamente no andar do substantivo. Ele usou de toda a sua flexão verbal e entrou com ela em seu aposto. Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar. Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo. Todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.
                                  
                                                     Questionário da Unidade II

  • Pergunta 1



    A concisão de um texto implica, entre outros aspectos, o cuidado de não usar clichês e evitar repetição, tais como nos exemplos abaixo, exceto em:
    Resposta Correta: e. 
    Em resposta ao seu ofício.

  • Pergunta 2



    Na tirinha de humor de Thaves, um cágado fala para o outro: “Só os cágados têm noção exata de como é importante acentuar as palavras corretamente.” Além da acentuação, qual outro recurso é fundamental na escrita?

    Resposta Correta: d. 
    Vírgula.
    Feedback da resposta:
    Diferente da fala, a escrita é uma convenção, e nela há recursos convencionais: ortografia, acentuação gráfica e uso de vírgula. Entonação, ritmo, repetição e conversa face a face fazem parte da fala.
  • Pergunta 3



    Qual exemplo abaixo representa melhor um texto administrativo conciso e claro, adequado para o leitor-cliente?


    Resposta Correta: b. 
    Solicitamos o pagamento das mensalidades até as datas de vencimento constantes do carnê.
    Feedback da resposta:
    O texto b exemplifica bem um texto enxuto, direto, sem termos antiquados e complicados, como em a, nem construções confusas como em e.
  • Pergunta 4



    Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada incorretamente:

    Resposta Correta: b. 
    Uma das características mais importantes da administração sistêmica, reside no fato de serem as organizações vistas como sistemas dentro de sistemas.
  • Pergunta 5



    Chamamos de encadeamento o inter-relacionamento de enunciados sucessivos, com ou sem elementos explícitos de ligação. Portanto, podemos ter encadeamento por justaposição (sem a presença do articulador/conector) ou por conexão (quando o conector está presente no texto). Leia os enunciados:
    I - O barranco desmoronou. As chuvas desta noite foram muito violentas. (conexão causal)
    II - As flores estão congeladas porque geou. (conexão causal)
    III - Nosso candidato foi derrotado porque houve infidelidade partidária. (conexão causal)
    Nos enunciados acima, consideramos:

    Resposta Correta: c. 
    Apenas o enunciado I tem encadeamento por justaposição.
  • Pergunta 6



    Sobre uma lista de compra de mercado, desconsideramos que:

    Resposta Correta: e. 
    A lista seja um texto, porque não há parágrafos; apenas um amontoado de palavras soltas.

  • Pergunta 7


    “A equipe brasileira deverá vencer a competição. Não só possui os melhores atletas, como também o técnico é dos mais competentes. Além disso, tem treinado bastante e está sendo apontada pela imprensa como a favorita.” Nesse enunciado, há a recorrência da relação discursivo-argumentativa do tipo:

    Resposta Correta: d. 
    Conjunção.
  • Pergunta 8



    “Magda, desta parte quem cuida é o suporte técnico. Por favor, envie uma mensagem para eles, apresentando, com clareza, a sua dúvida que prontamente será atendida.” Neste recado, o leitor depara-se:



    Resposta Correta: d. 
    Com um referente não explícito para o pronome “eles”.
    Feedback da resposta:
    O elemento coesivo “eles” não possui um referente explícito no texto, precisando, portanto, ser inferido pelo leitor. Na verdade, os membros da equipe do suporte técnico tornam-se o referente para “eles”.
  • Pergunta 9



    Dadas as frases, assinale a alternativa que indica corretamente o uso do “por quê”:
    I. Paulo não foi ao teatro *** não havia mais ingresso.
    II. É um drama *** muitos estão passando.

    Resposta Correta: a. 
    porque – por que.
  • Pergunta 10


    Em cada frase, o uso da vírgula tem um motivo. Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para intercalar:


    Resposta Correta: c. 
    O café, devido à sua abundância, vem caindo de preço.
    Feedback da resposta:
    Sabemos que não se coloca vírgula para separar sujeito de seu verbo. A vírgula na frase c, então, não separa; ela serve para intercalar um adjunto adverbial (devido à sua abundância), ou seja, separar o adjunto do restante da frase. Na frase a, a vírgula serve para enumerar; na b, para mostrar elipse; na d, para destacar o vocativo; na e, para marcar inversão (lugar antes da data).

106

Nenhum comentário:

Postar um comentário